A calibragem de pneus
pode ser grátis, mas o pouco caso com este item de manutenção pode custar uma
fortuna, principalmente em veículos de carga.
O contínuo acompanhamento da pressão dos pneus, além de reduzir riscos de acidente, pode diminuir o consumo de combustível e evitar o desgaste prematuro dos pneus, minimizando o desgaste irregular, ampliando a quilometragem do pneu e reduzindo os custos de manutenção.
A palavra "pneumático" vem do grego "pneuma", que significa "ar". E há uma boa razão para isto. O que suporta um veículo é justamente o ar e não os pneus, que são "simplesmente" os recipientes que seguram o ar, que por sua vez sustentam todo o peso.
A correta pressão dos pneus pode minimizar muitos tipos de desgastes irregulares, ampliando a quilometragem do pneu e reduzindo os custos de manutenção. Ou seja, o pneu dura muito mais quando sua pressão correta é preservada.
Alguns estudos apontam que para cada 10 libras (psi) a menos, a vida original do pneu será reduzida entre 9 e 16 por cento. Se tomarmos, para efeito de cálculo o preço médio de um pneu radial para carga, em torno de R$1.5mil, cuja pressão indicada para os pneus fica em torno de 100 libras, 10 libras a menos significará um custo adicional ao redor de R$150 por pneu. Além disso, ao longo da vida do caminhão haverão mais trocas de pneus, o que resultará em maiores despesas com pessoal e/ou serviços e maiores tempos de parada. Agora considere com 20 libras a menos de pressão, pode gerar gastos desnecessários equivalentes a R$300 por pneu (considerando o exemplo acima), mas também pode resultar em problemas mais sérios em relação à preservação da estrutura do pneu. A recomendação de especialistas do setor é que os pneus que tenham rodado com 20 libras a menos sejam retirados do caminhão, desmontados e cuidadosamente inspecionados, de forma a se evitar sérios problemas com a segurança.
O contínuo acompanhamento da pressão dos pneus, além de reduzir riscos de acidente, pode diminuir o consumo de combustível e evitar o desgaste prematuro dos pneus, minimizando o desgaste irregular, ampliando a quilometragem do pneu e reduzindo os custos de manutenção.
A palavra "pneumático" vem do grego "pneuma", que significa "ar". E há uma boa razão para isto. O que suporta um veículo é justamente o ar e não os pneus, que são "simplesmente" os recipientes que seguram o ar, que por sua vez sustentam todo o peso.
A correta pressão dos pneus pode minimizar muitos tipos de desgastes irregulares, ampliando a quilometragem do pneu e reduzindo os custos de manutenção. Ou seja, o pneu dura muito mais quando sua pressão correta é preservada.
Alguns estudos apontam que para cada 10 libras (psi) a menos, a vida original do pneu será reduzida entre 9 e 16 por cento. Se tomarmos, para efeito de cálculo o preço médio de um pneu radial para carga, em torno de R$1.5mil, cuja pressão indicada para os pneus fica em torno de 100 libras, 10 libras a menos significará um custo adicional ao redor de R$150 por pneu. Além disso, ao longo da vida do caminhão haverão mais trocas de pneus, o que resultará em maiores despesas com pessoal e/ou serviços e maiores tempos de parada. Agora considere com 20 libras a menos de pressão, pode gerar gastos desnecessários equivalentes a R$300 por pneu (considerando o exemplo acima), mas também pode resultar em problemas mais sérios em relação à preservação da estrutura do pneu. A recomendação de especialistas do setor é que os pneus que tenham rodado com 20 libras a menos sejam retirados do caminhão, desmontados e cuidadosamente inspecionados, de forma a se evitar sérios problemas com a segurança.
Considere que um pneu passa por uma revolução completa, flexionando suas laterais, cerca de 500 vezes por minuto. Tecnicamente, esse flexionamento é chamado "deflexão". Com pressão mais baixa, haverá maior deflexão do pneu, que consumirá maior energia na locomoção e, consequentemente, mais combustível. As 10 libras abaixo do especificado levarão a um aumento de 0,5% do consumo por quilometro rodado. Ou seja, a cada 100 mil quilômetros rodados serão desperdiçados cerca de 300 litros de óleo diesel. Quando a deflexão é excessiva, pode comprometer seriamente os cabos de aço utilizados na construção de um pneu radial, pois provocará calor excessivo, que é o maior inimigo da carcaça de um pneu. Da mesma forma que o tempo envelhece as pessoas, o calor envelhece um pneu. Nesses casos, a chamada recapabilidade de um pneu, ou
seja, o número de vezes
em que a carcaça pode ser recapada poderá ser reduzida em 25%.
Se um pneu radial, em
condições normais, puder ser recapado 4 vezes, ele perderá uma recapagem, o que
implicará em um custo médio adicional de R$350 por pneu.
Calibrando regularmente os pneus e utilizando manômetros de boa qualidade pode-se aumentar a longevidade.
Calibrando regularmente os pneus e utilizando manômetros de boa qualidade pode-se aumentar a longevidade.
É fundamental utilizar
tampas de válvulas de metal de boa qualidade. As tampas são o primeiro selo que
impedem o vazamento pela válvula. Além disso, elas mantêm a sujeira e a água distantes
do sistema, a válvula é um equipamento que opera sob altíssima pressão, e
qualquer pequeno resíduo pode interferir nessa vedação. A água pode interferir
seriamente no funcionamento da válvula.
Calibragem tem custo? Segundo as estatísticas, esta operação dura cerca de 26 minutos em um caminhão com 18 rodas. Se isto for feito toda semana, há poucas chances de se ter problemas provenientes de baixa pressão dos pneus.
Calibragem tem custo? Segundo as estatísticas, esta operação dura cerca de 26 minutos em um caminhão com 18 rodas. Se isto for feito toda semana, há poucas chances de se ter problemas provenientes de baixa pressão dos pneus.
O uso de equalizador de pressão dos pneus o auxilia
neste item de manutenção do caminhão com praticidade, pois teremos apenas um
bico para calibragem dos pneus duplos economizando 80% do tempo de calibragem
de pneus. Com indicador de fácil visibilidade o gerenciamento dos pneus
é feito com um simples olhar identificando os pneus descalibrados e/ou furados.
Com os pneus equalizados todo o tempo com a mesma pressão evitamos o
“arraste”, causador do desgaste
prematuro dos pneus.
Com o equipamento
gerenciando a pressão dos pneus teremos um retorno com a economia gerada de 25%
e sem outros desperdícios que oneram o custo final de manutenção e combustível.
Ainda, retardando o descarte de carcaças na natureza e reduzindo a eliminação
de gases poluentes. Isto se traduzirá em
maior tempo do veículo em operação, em redução do consumo de combustível, e
maior recapabilidade.
Tudo isto colocará mais dinheiro no bolso do proprietário do
veículo e a natureza agradece!
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